1 – Em Geral


COLETÂNEA DE PRECES ESPÍRITAS

ORAÇÃO DOMINICAL – PREFÁCIO.

Pai-Nosso
5 – Reuniões Espíritas
6 – Prece (para o inicio da reunião)
7 – Prece (para o fim da reunião)
8 – Pelos Médiuns
10 – Prece

OS ESPÍRITOS RECOMENDARAM COLOCAR A ORAÇÃO DOMINICAL, O PAI-NOSSO, NO INÍCIO DESTA COLETÂNEA, NÃO SOMENTE COMO PRECE, MAS TAMBÉM COMO SÍMBOLO. DE TODAS AS PRECES, É A QUE COLOCAM EM PRIMEIRO LUGAR, PORQUE VEIO DO PRÓPRIO JESUS (MATEUS, 6:9 A 13) E PORQUE PODE SUBSTITUIR A TODAS CONFORME A IDÉIA E O SENTIMENTO QUE SE LHE ATRIBUA. É O MAIS PERFEITO MODELO DE CONCISÃO, VERDADEIRA OBRA-PRIMA, SUBLIME NA SUA SIMPLICIDADE. DE FATO, SOB A FORMA MAIS SINGELA, RESUME TODOS OS DEVERES DO HOMEM PARA COM DEUS, PARA CONSIGO MESMO E PARA COM O PRÓXIMO. ENCERRA UMA PROFISSÃO DE FÉ, UM ATO DE ADORAÇÃO E SUBMISSÃO, O PEDIDO DAS COISA NECESSÁRIAS À VIDA E O PRINCÍPIO DA CARIDADE. DIZÊ-LA EM INTENÇÃO DE ALGUÉM É PEDIR PARA OUTREM O QUE SE PEDIRIA PARA SI MESMO.

MAS, EM VIRTUDE DE SER CONCISA, O PROFUNDO SENTIDO CONTIDO NAS POUCAS PALAVRAS QUE A COMPÕEM ESCAPA À MAIORIA. É POR ISSO QUE A ORAÇÃO DOMINICAL É, MUITAS VEZES, DITA SEM SE FIXAR O PENSAMENTO SOBRE O SENTIDO DE CADA UMA DE SUAS PARTES. DIZEM-NA DECORADA, COMO UMA FÓRMULA, CUJA EFICIÊNCIA ESTÁ CONDICIONADA AO NÚMERO DE VEZES QUE É REPETIDA E, QUASE SEMPRE, ESSE NÚMERO É CABALÍSTICO: TRÊS, SETE OU NOVE, TIRADO DA ANTIGA CRENÇA SUPERSTICIOSA DO PODER ATRIBUÍDO AOS NÚMEROS E EM USO NOS CÍRCULOS DA MAGIA.

PARA AUXILIAR E ACLARAR A MENTE SOBRE AS PROPOSIÇÕES DO PAI-NOSSO, DE ACORDO COM O CONSELHO E COM A ASSISTÊNCIA DOS BONS ESPÍRITOS, A CADA PROPOSIÇÃO DA PRECE FOI FEITO UM COMENTÁRIO QUE LHE DESENVOLVE O SENTIDO E MOSTRA AS APLICAÇÕES. CONFORME AS CIRCUNSTÂNCIAS E O TEMPO DISPONÍVEL, PODE-SE DIZER A ORAÇÃO DOMINICAL SIMPLES OU DESENVOLVIDA.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.