Os Sete Pecados Capitais


OS SETE PECADOS CAPITAIS

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pecado_capital

PECADO CAPITAL

ORIGEM: WIKIPÉDIA, A ENCICLOPÉDIA LIVRE.

OS CONCEITOS INCORPORADOS NO QUE SE CONHECE HOJE COMO OS SETE PECADOS CAPITAIS TRATAM-SE DE UMA CLASSIFICAÇÃO DE CONDIÇÕES HUMANAS CONHECIDAS ATUALMENTE COMO VÍCIOS.

A IGREJA CATÓLICA CLASSIFICOU E SELECIONOU OS PECADOS DA SEGUINTE FORMA: A TRÍPLICE CONCUPISCÊNCIA QUE É A RAIZ DOS PECADOS CAPITAIS; PECADOS CAPITAIS QUE SÃO OS PAIS DOS OUTROS VÍCIOS; PECADOS VENIAIS QUE SÃO PERDOÁVEIS SEM A NECESSIDADE DO SACRAMENTO DA CONFISSÃO E OS PECADOS MORTAIS QUE SÃO MERECEDORES DE CONDENAÇÃO POR FERIREM OS DEZ MANDAMENTOS DE DEUS.[1] A PARTIR DE INÍCIOS DO SÉCULO XIV A POPULARIDADE DOS SETE PECADOS CAPITAIS ENTRE ARTISTAS DA ÉPOCA RESULTOU NUMA POPULARIZAÇÃO E MISTURA COM A CULTURA HUMANA NO MUNDO INTEIRO.

OUTRAS RELIGIÕES, COMO O JUDAÍSMO E O PROTESTANTISMO, TAMBÉM TÊM O CONCEITO DE PECADO EM SUAS DOUTRINAS, MAS OS SETE PECADOS CAPITAIS SÃO EXCLUSIVOS DO CATOLICISMO.

OS SETE PECADOS CAPITAIS SÃO QUASE TÃO ANTIGOS QUE PRECEDEM O SURGIMENTO DO CRISTIANISMO, MAS QUE FORAM USADAS MAIS TARDE PELO CATOLICISMO COM O INTUITO DE EDUCAR OS SEGUIDORES, DE FORMA A COMPREENDER E CONTROLAR OS INSTINTOS BÁSICOS DO SER HUMANO E ASSIM SE APROXIMAR DE DEUS.

MAS ELES SÓ FORAM FORMALIZADOS NO SÉCULO 6, QUANDO O PAPA GREGÓRIO MAGNO, TOMANDO POR BASE AS EPÍSTOLAS DE SÃO PAULO, DEFINIU COMO SENDO SETE OS PRINCIPAIS VÍCIOS DE CONDUTA: GULA, LUXÚRIA, AVAREZA, IRA, SOBERBA, PREGUIÇA E INVEJA.

A LISTA SÓ SE TORNOU “OFICIAL” NA IGREJA CATÓLICA NO SÉCULO 13, COM A SUMA TEOLÓGICA, DOCUMENTO PUBLICADO PELO TEÓLOGO SÃO TOMÁS DE AQUINO. NO DOCUMENTO, ELE EXPLICA O QUE OS TAIS SETE PECADOS TÊM QUE OS OUTROS NÃO TÊM.

O TERMO “CAPITAL” DERIVA DO LATIM CAPUT, QUE SIGNIFICA CABEÇA, LÍDER OU CHEFE, O QUE QUER DIZER QUE AS SETE INFRAÇÕES SÃO AS “LÍDERES” DE TODAS AS OUTRAS.

E, DO PONTO DE VISTA TEOLÓGICO, O PECADO MAIS GRAVE É A SOBERBA, AFINAL É NESTA CATEGORIA QUE SE ENQUADRA O PECADO ORIGINAL: ADÃO E EVA ACEITARAM O FRUTO PROIBIDO DA ÁRVORE DO CONHECIMENTO, QUERENDO IGUALAR-SE A DEUS.

A IGREJA ATÉ TENTOU OFERECER SOLUÇÕES PARA OS PECADOS CAPITAIS, CRIANDO UMA LISTA DE SETE VIRTUDES FUNDAMENTAISHUMILDADE, DISCIPLINA, CARIDADE, CASTIDADE, PACIÊNCIA, GENEROSIDADE E TEMPERANÇA -, MAS OS PECADOS ACABARAM FICANDO MAIS FAMOSOS.

COM AS INICIAIS DESTAS PALAVRAS LATINAS, FORMAVA-SE O TERMO SALIGIA, UTILIZADO COMO REFERÊNCIA AOS PECADOS CAPITAIS COMO UM SÓ.

NOME EM LATIM

  • SOBERBA, EM LATIM SUPERVIA – ORGULHO (DESEQUILÍBRIO DA AUTOESTIMA PARA CIMA)
  • AVAREZA, EM LATIM AVARITIA – (GANÂNCIA, DESEQUILÍBRIO DO TER)
  • LUXÚRIA, EM LATIM LUXURIA – (DESEQUILÍBRIO DO PRAZER QUE O LUXO TRAZ, NORMALMENTE LIGADO AO SEXO)
  • INVEJA, EM LATIM INVIDIA – VANGLÓRIA (VAIDADE, DESEQUILÍBRIO DA HUMILDADE)
  • GULA, EM LATIM GULA – (DESEQUILÍBRIO DA ALIMENTAÇÃO)
  • IRA, EM LATIM IRA – (DESEQUILÍBRIO DA EMOÇÃO)
  • PREGUIÇA, EM LATIM ACEDIA – (DESEQUILÍBRIO DO DESCANSO) – MELANCOLIA (DEPRESSÃO, DESEQUILÍBRIO DA AUTOESTIMA PARA BAIXO)

 

 SEGUNDO EVÁGRIO DO PONTO

DE ACORDO COM O LIVRO SACRED ORIGINS OF PROFOUND THINGS (ORIGENS SAGRADAS DE COISAS PROFUNDAS), DE CHARLES PANATI, O TEÓLOGO E MONGE GREGO EVÁGRIO DO PONTO (345399) TERIA ESCRITO UMA LISTA DE OITO CRIMES (CULPAS) E “PAIXÕES” HUMANAS.

PARA EVÁGRIO OS PECADOS TORNAVAM-SE PIORES À MEDIDA QUE TORNASSEM A PESSOA MAIS EGOCÊNTRICA, COM O ORGULHO OU SOBERBA SENDO O SUPRASSUMO DESSA FIXAÇÃO DO SER HUMANO EM RELAÇÃO A SI MESMO. ISSO O AFASTARIA DO ESPÍRITO, QUE É SUA ORIGEM EM DEUS.

SEGUNDO PAPA GREGÓRIO I

NO FINAL DO SÉCULO VI O PAPA GREGÓRIO I REDUZIU A LISTA A SETE ITENS, JUNTANDO “VAIDADE” E “ORGULHO” (OU “SOBERBA”), E TROCANDO “ACÍDIA” (OU “PREGUIÇA”) POR “INDOLÊNCIA” E “MELANCOLIA” POR “INVEJA“. PARA FAZER SUA PRÓPRIA HIERARQUIA, O PONTÍFICE COLOCOU EM ORDEM DECRESCENTE OS PECADOS QUE MAIS OFENDIAM AO AMOR.

SEGUNDO TOMÁS DE AQUINO

MAIS TARDE, OUTROS TEÓLOGOS, ENTRE ELES, TOMÁS DE AQUINO ANALISARAM NOVAMENTE A GRAVIDADE DOS PECADOS E FIZERAM MAIS UMA LISTA. NO SÉCULO XVII, A IGREJA SUBSTITUIU “MELANCOLIA” – CONSIDERADO UM PECADO DEMASIADO VAGO – POR “PREGUIÇA“.

OS PECADOS SÃO DIRETAMENTE OPOSTOS ÀS SETE VIRTUDES, QUE PREGAM O EXATO OPOSTO DOS SETE PECADOS CAPITAIS.

PAPA BENTO XVI

O VATICANO DIVULGOU ESSA LISTA AINDA NESTE SÉCULO, SENDO ELES OS PECADOS CAPITAIS DO SÉCULO XXI.

SEGUNDO BENTO XVI, ALÉM DA SALIGIA, OS HUMANOS TERIAM DESENVOLVIDO SETE PECADOS CAPITAIS MODERNOS.

ELES SÃO:

  • PRESSA: UMA PESSOA APRESSADA NÃO TEM TEMPO PARA DEUS. A PRESSA ORIGINA IRA E CAUSA ACIDENTES.
  • MANIPULAÇÃO GENÉTICA: ISSO SERIA “BRINCAR DE DEUS”, ALGO INACEITÁVEL.
  • INTERFERIR NO MEIO AMBIENTE: ADICIONAR IMPERFEIÇÕES NA CRIAÇÃO DE DEUS.
  • CAUSAR POBREZA: RETIRAR DINHEIRO DOS OUTROS POR AVAREZA.
  • SER MUITO RICO: CAUSA DESIGUALDADE SOCIAL, O QUE É INACEITÁVEL POIS TODOS SÃO IGUAIS PERANTE DEUS.
  • USAR DROGAS: INTERFERIR EM SEU ORGANISMO.
  • CAUSAR INJUSTIÇA SOCIAL: PRECONCEITO E BULLYING, EM SUA MAIORIA.