Fazer O Bem


CAPITULO 13

QUE VOSSA MÃO ESQUERDA NÃO SAIBA O QUE FAZ VOSSA MÃO DIREITA

FAZER O BEM SEM OSTENTAÇÃO

TOMAI CUIDADO PARA NÃO FAZER VOSSAS BOAS OBRAS SEREM VISTAS DIANTE DOS HOMENS; DE OUTRO MODO, NÃO RECEBEREIS RECOMPENSA ALGUMA DE VOSSO PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS. QUANDO DERDES ESMOLA, NÃO FAÇAIS SOAR A TROMBETA DIANTE DE VÓS, COMO FAZEM OS HIPÓCRITAS NAS SINAGOGAS E NAS RUAS, PARA SEREM HONRADOS PELOS HOMENS. EU VOS DIGO, EM VERDADE, QUE JÁ RECEBERAM SUA RECOMPENSA. MAS, QUANDO DERDES UMA ESMOLA, QUE VOSSA MÃO ESQUERDA NÃO SAIBA O QUE FAZ A VOSSA MÃO DIREITA, A FIM DE QUE A ESMOLA FIQUE EM SEGREDO. E VOSSO PAI, QUE VÊ O QUE SE PASSA EM SEGREDO, VOS DARÁ A RECOMPENSA. (MATEUS, 6:1 A 4)

UMA GRANDE MULTIDÃO SEGUIA JESUS QUANDO ESTE DESCIA DO MONTE; E AO MESMO TEMPO UM LEPROSO VEIO A ELE E O ADOROU DIZENDO: SENHOR, SE QUISERES PODES ME CURAR. JESUS ESTENDENDO A MÃO TOCOU-O E DISSE-LHE: ASSIM O QUERO, FIQUE CURADO. E NESSE MOMENTO A LEPRA FOI CURADA. DEPOIS JESUS LHE DISSE: NÃO DIGA ISSO A NINGUÉM; MAS VÁ MOSTRAR AOS SACERDOTES E OFEREÇA O DONATIVO PRESCRITO POR MOISÉS, A FIM DE QUE ISSO LHES SIRVA DE TESTEMUNHO. (MATEUS, 8:1 A 4)

FAZER O BEM SEM SE EXIBIR, SEM OSTENTAÇÃO, É UM GRANDE MÉRITO.
ESCONDER A MÃO QUE DÁ É AINDA MAIS LOUVÁVEL. É O SINAL INDISCUTÍVEL DE UMA GRANDE SUPERIORIDADE MORAL, PORQUE, PARA COMPREENDER ALÉM DA VULGARIDADE COMUM AS COISAS DO MUNDO, É PRECISO ELEVAR-SE ACIMA DA VIDA PRESENTE E SE IDENTIFICAR COM A VIDA FUTURA. É PRECISO, EM UMA PALAVRA, COLOCAR-SE ACIMA DA HUMANIDADE PARA RENUNCIAR À SATISFAÇÃO QUE O APLAUSO DOS HOMENS PROPORCIONA E PENSAR NA APROVAÇÃO DE DEUS. AQUELE QUE ESTIMA MAIS A APROVAÇÃO DOS HOMENS DO QUE A DE DEUS PROVA QUE TEM MAIS FÉ NOS HOMENS DO QUE EM DEUS E QUE A VIDA PRESENTE VALE MAIS DO QUE A VIDA FUTURA. SE DISSER O CONTRÁRIO, AGE COMO SE NÃO ACREDITASSE NO QUE DIZ. QUANTOS AJUDAM APENAS NA ESPERANÇA DE QUE ESSA AJUDA TENHA GRANDE REPERCUSSÃO; QUE, EM PÚBLICO, DÃO UMA GRANDE SOMA E QUE OCULTAMENTE NÃO DARIAM NEM UM CENTAVO! EIS PORQUE JESUS DISSE: AQUELES QUE FAZEM O BEM COM OSTENTAÇÃO JÁ RECEBERAM SUA RECOMPENSA. DE FATO, AQUELE QUE PROCURA SUA GLORIFICAÇÃO NA TERRA PELO BEM QUE FAZ JÁ SE PAGOU A SI MESMO. DEUS NÃO LHE DEVE MAIS NADA. RESTA-LHE APENAS RECEBER A PUNIÇÃO DO SEU ORGULHO.

QUE A MÃO ESQUERDA NÃO SAIBA O QUE FAZ A MÃO DIREITA É UM ENSINAMENTO QUE CARACTERIZA ADMIRAVELMENTE A BENEFICÊNCIA MODESTA.
MAS, SE EXISTE A MODÉSTIA REAL, HÁ TAMBÉM A FINGIDA, ISTO É: A SIMULAÇÃO DA MODÉSTIA. HÁ PESSOAS QUE ESCONDEM A MÃO QUE DÁ, TENDO O CUIDADO DE DEIXAR À MOSTRA UMA PARTE DA SUA AÇÃO, PARA QUE ALGUÉM OBSERVE O QUE FAZEM. RIDÍCULA COMÉDIA DOS ENSINAMENTOS DO CRISTO!
SE OS BENFEITORES ORGULHOSOS SÃO DESCONSIDERADOS ENTRE OS HOMENS, MUITO MAIS O SERÃO DIANTE DE DEUS! ESTES TAMBÉM JÁ RECEBERAM SUA RECOMPENSA NA TERRA. FORAM VISTOS; FICARAM SATISFEITOS POR TEREM SIDO VISTOS: É TUDO O QUE TERÃO.

QUAL SERÁ, PORTANTO, A RECOMPENSA DAQUELE QUE FAZ PESAR SEUS BENEFÍCIOS SOBRE O BENEFICIADO, QUE LHE OBRIGA, DE ALGUMA MANEIRA, OS TESTEMUNHOS DE RECONHECIMENTO, QUE LHE FAZ SENTIR SUA POSIÇÃO REALÇANDO AS DIFICULDADES E OS SACRIFÍCIOS A QUE SE IMPÔS POR ELE? PARA ESTE, NEM MESMO EXISTE A RECOMPENSA TERRENA, POIS ELE É PRIVADO DA DOCE SATISFAÇÃO DE OUVIR ABENÇOAR SEU NOME. E AÍ ESTÁ O PRIMEIRO CASTIGO DE SEU ORGULHO. AS LÁGRIMAS QUE ELE SECA EM BENEFÍCIO DE SUA VAIDADE, AO INVÉS DE SUBIREM AO CÉU, RECAEM SOBRE O CORAÇÃO DO AFLITO E O FEREM. O BEM QUE ELE FAZ NÃO LHE TRAZ O MENOR PROVEITO, POIS, ELE O LAMENTA, E TODO BENEFÍCIO LAMENTADO É MOEDA FALSA E SEM VALOR.

A BENEFICÊNCIA SEM EXIBICIONISMO TEM UM DUPLO MÉRITO: ALÉM DE SER CARIDADE MATERIAL É CARIDADE MORAL. ELA RESPEITA OS SENTIMENTOS DO BENEFICIADO. FAZ COM QUE, EM ACEITANDO O BENEFÍCIO, SEU AMOR PRÓPRIO NÃO SEJA ATINGIDO, PROTEGENDO ASSIM SUA DIGNIDADE DE HOMEM, POIS ESTE PODERÁ ACEITAR UM SERVIÇO, MAS NÃO UMA ESMOLA. ACONTECE QUE CONVERTER UM SERVIÇO EM ESMOLA, CONFORME A MANEIRA COMO É PROPOSTO QUE SE FAÇA, É HUMILHAR AQUELE QUE O RECEBE E SEMPRE HÁ ORGULHO E MALDADE EM HUMILHAR ALGUÉM. A VERDADEIRA CARIDADE, PELO CONTRÁRIO, É DELICADA, HABILIDOSA E SUTIL EM DISFARÇAR O BENEFÍCIO, EM EVITAR ATÉ AS MENORES APARÊNCIAS QUE FEREM, POIS TODA CONTRARIEDADE MORAL AUMENTA O SOFRIMENTO DO NECESSITADO. ELA SABE ENCONTRAR PALAVRAS DOCES E AFÁVEIS QUE COLOCAM O BENEFICIADO À VONTADE EM FACE DO BENFEITOR, ENQUANTO A CARIDADE ORGULHOSA O HUMILHA. O SUBLIME DA VERDADEIRA GENEROSIDADE É QUANDO O BENFEITOR, INVERTENDO OS PAPÉIS, ENCONTRA UM MEIO DE PARECER SER ELE PRÓPRIO O BENEFICIADO FRENTE ÀQUELE A QUEM PRESTA UM FAVOR. EIS O QUE QUEREM DIZER ESTAS PALAVRAS: QUE A MÃO ESQUERDA NÃO SAIBA O QUE FAZ A MÃO DIREITA.

Preces em Geral
Preces para Si Mesmo
Preces pelos Encarnados
Preces pelos Desencarnados
Preces pelos Doentes e Obsediados

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.