Iniciando


Coletânea de Preces Espíritas

Os Espíritos sempre disseram: “A forma não é nada, o pensamento é tudo. Cada um deve orar conforme suas convicções e do modo que mais lhe agrade, e que mais vale um bom pensamento do que muitas palavras que não tocam o coração”.

Os Espíritos nunca determinaram uma fórmula-padrão de preces; quando a dá,  é apenas para fixar as idéias e para chamar a atenção sobre alguns princípios da Doutrina Espírita. Tem também como objetivo ajudar as pessoas que sentem dificuldade em expressar  suas idéias, pois há quem pense não ter orado se seus pensamentos não foram bem formulados.

O Espiritismo reconhece como boas as preces de todos os cultos quando ditas de coração, e não da boca para fora. Não impõe e nem censura nenhuma. Deus é infinitivamente grande, conforme a Doutrina Espírita nos ensina, para não ouvir a voz que implora ou Lhe canta louvores, quer o faça de um ou de outro modo. Todo aquele que lançasse a maldição contra as preces que não fazem parte de seu formulário provaria que desconhece a grandeza de Deus. Acreditar que Deus se apegue a uma fórmula é atribuir-lhe a pequenez e as paixões da Humanidade.

Uma condição essencial da prece, conforme nos diz o apóstolo Paulo, é a de ser inteligível, bem compreendida, a fim de que possa ser sentida com a alma; precisa ser dita numa língua entendida por aquele que ora. Há preces em linguagem comum que não dizem muito mais ao pensamento do que se fossem feitas numa linguagem desconhecida e que, por isso mesmo, não tocam o coração. As raras idéias que encerram são, muitas vezes, sufocadas pela grande quantidade de palavras e pelas idéias místicas da linguagem.

As principais qualidades da prece são: a clareza, simplicidade, e precisão, sem excesso de palavras, nem adjetivações inúteis que apenas são enfeites de brilho falso; cada palavra deve ter sua importância, revelar uma idéia, tocar a alma, deve nos fazer pensar. Somente com essa condição a prece pode atingir seu objetivo; de outro modo, é apenas palavreado. Notai com que ar de distração e desinteresse as preces são ditas na maioria dos casos. Veem-se lábios que se movimentam, mas, na expressão do rosto e mesmo no som da voz, se reconhece que é um automatismo, puramente exterior, ao qual a alma permanece indiferente.

A Lei de Deus
O Texto Sagrado do Espírito Humano
Meu Amigo
Buscai e Achareis
Pedi e Obtereis
Preces Que Se Entendam
Progressão dos Mundos
Mundos de Expiações e de Provas
Mundos Inferiores e Mundos Superiores
Mundos Regeneradores
Auxiliares Linguísticos

5 – Reuniões Espíritas
6 – Prece (para o inicio da reunião)
7 – Prece (para o fim da reunião)
8 – Pelos Médiuns
10 – Prece